Como escolher Ralos e Canais de Duche?

Sonha com uma casa de banho estilo Spa, com elementos bonitos e modernos?

Para além da sua função de escoamento das águas, há canais e ralos de duche modernos e com design atrativo que mudam radicalmente o aspeto de um espaço.

Consegue combinar funcionalidade e beleza - com um orçamento acessível.

Descubra neste artigo alguns aspetos a ter em conta para conseguir escolher e obter os resultados que deseja.

 

Para que servem os Ralos e Canais de Duche?

A sua principal função é realizar o escoamento adequado da água utilizada no duche.

Desta forma, evitam-se infiltrações, inundações e libertação de gases de esgoto que, por vezes, resultam da acumulação de água e resíduos.

Apesar dos ralos e canais servirem o mesmo propósito, existem algumas diferenças entre elas, nomeadamente quanto ao design.

De maneira geral, os canais de duche são mais elegantes que os ralos e adaptam-se melhor a todos os tipos de zonas de duche.

Quais as vantagens?

Em primeiro lugar, a instalação destes sistemas não depende de nenhuma estrutura, como é o caso das banheiras e bases de duche. Podem ser colocados ao nível do chão, em formatos inovadores e modernos.

Para além desta facilidade, são também opções muito higiénicas, quando comparadas com outros sistemas mais tradicionais, uma vez que permitem remover partes da estrutura para limpeza e manutenção.

Hora de escolher – o que considerar

1. Materiais e Design

Uma vez que tanto os ralos como os canais de duche são estruturas que suportam muita água e humidade, o seu material deve ser altamente resistente.

Normalmente, são feitos em inox, um material durável.

Ainda assim, algumas partes da estrutura podem ser de ABS ou, no que respeita ao revestimento, de metal, cerâmica, vidro temperado, entre outros.

Podem até fundir-se com o pavimento existente e tornarem-se quase impercetíveis, ao utilizar o mesmo material do chão.

Assim, é possível escolher dependendo do estilo e design da casa de banho e dos materiais usados noutras estruturas, para combinar.

2. Capacidade de Escoamento

Como esta é a principal funcionalidade, é essencial optar por um produto que cumpre o propósito adequadamente.

Para que tal seja possível, é importante ter uma noção aproximada da quantidade diária de água utilizada que é preciso escoar, por forma a escolher um modelo com desempenho eficiente - evitandos problemas futuros.

É necessário também considerar a pressão da água – um fluxo e pressão mais elevados exige um sistema com maior capacidade de escoamento.

Além disso, é possível proteger a qualidade do ralo ou canal e da própria estrutura da habitação, escolhendo modelos com telas de impermeabilização, que são aplicadas debaixo do pavimento.

3. Facilidade de Manuseamento

É normal que, com os banhos, se acumulem resíduos nas estruturas. É necessária alguma manutenção regular para limpeza dos componentes dos ralos e canais de duche.

Assim sendo, o ideal é optar por um sistema que possa ser manuseado facilmente, permita a remoção de tampas e grelhas para ter acesso ao interior e conseguir limpar.

4. Dimensão e Localização

O tamanho dos sistemas escolhidos está relacionado com o espaço disponível para a instalação, especialmente a largura da base do duche.

Por norma, quanto maior a base do duche, maior será a medida do canal duche a escolher.

Além do mais, se a localização do sistema tem pouco espaço disponível para instalação, existem opções com medidas mínimas de altura.

Se se tratar de uma construção nova, pode escolher o sítio onde instalar – ao centro ou ao canto. Se assim o desejar, pode até colocar o canal de duche na parede.

5. Preço

Graças à grande possibilidade de escolha quanto a um design e tamanho diferentes, os canais de duche requerem, por norma, um investimento mais elevado que os ralos.

 

Uma Escolha consciente para um Resultado eficaz

Mesmo conhecendo os aspetos mais importantes que deve considerar na hora da compra, é normal continuar a sentir dificuldade em escolher.

A melhor opção é sempre aquela que combina os requisitos mais importantes: eficácia de escoamento e estética agradável.

Em caso de dúvida, peça ajuda a um especialista.

Afinal de contas, ninguém quer correr o risco de instalar um sistema deste género e, mais tarde, perceber que o mesmo não funciona como o esperado - acarretando novos custos para substituição.

Os especialistas da Odem podem proporcionar-lhe um aconselhamento de qualidade, estando sempre disponíveis para esclarecer as suas dúvidas. Em relação a canais e ralos de duche ou a outro produto da loja online.

Post Anterior Post Seguinte

Artigos Relacionados

Como instalar Ralos e Canais de Duche

Como instalar Ralos e Canais de Duche

Se já comprou ou tomou a decisão de adquirir um novo ralo ou canal de duche, o passo seguinte é perceber como fazer a sua instalação. Seja um proj...
4 Soluções de Canais de Duche Premium que tem na Loja Online Odem

4 Soluções de Canais de Duche Premium que tem na Loja Online Odem

Os canais de duche são uma tendência na decoração de interiores e no setor da construção e é fácil perceber o porquê da atração. Estas peças perm...
Canais de Duche: a Evolução Funcional e Estética do Ralo de Duche

Canais de Duche: a Evolução Funcional e Estética do Ralo de Duche

Procura uma solução moderna, com design atrativo, mas ao mesmo tempo eficaz para a sua casa de banho? Os canais de duche são a resposta. Fáceis de ...