Como instalar Ralos e Canais de Duche

Se já comprou ou tomou a decisão de adquirir um novo ralo ou canal de duche, o passo seguinte é perceber como fazer a sua instalação.

Seja um projeto novo ou uma remodelação, existem sempre procedimentos a seguir. Esse é o segredo para conseguir uma casa de banho funcional, além de bonita.

Neste artigo, damos-lhe a conhecer o processo, passo a passo, para garantir uma instalação em perfeitas condições.

A importância de uma instalação sem falhas

Desengane-se quem pensa que um ralo ou canal de duche é um sistema de pouca importância. Se optou por comprar um deles, compreende o valor de um bom produto de escoamento de águas.

Mas não basta o sistema ser de boa qualidade ou ter uma grande capacidade para escoar – é preciso saber instalá-lo cuidadosamente e garantir que funciona bem.

Caso contrário, além de ver a sua casa de banho inundar, poderá comprometer a qualidade do próprio produto e até a estrutura ao seu redor.

Contudo, deve saber que não é uma tarefa de execução fácil, pelo que deve ter atenção às instruções.

Embora na maioria dos casos demore apenas algumas horas, convém ter algum tempo disponível, a fim de evitar pressas que podem custar caro.

O que precisa de saber antes de pôr mãos à obra

Inclinação e Limpeza

Nesta fase e caso se trate de um projeto de raiz, talvez já tenha decidido o local na casa de banho onde o sistema de escoamento será instalado.

No entanto, se está apenas a remodelar a divisão, aproveitar a localização do canal já existente pode facilitar o trabalho.

Independentemente do local, o piso tem de estar sempre inclinado, normalmente cerca de 2%, para garantir que a água se encaminha para o canal e não se acumula.

É importante também preparar a área onde vai fazer o trabalho para nivelar a base, limpando-a. Garanta que não entram resíduos para o sistema enquanto é instalado.

Materiais e Equipamentos

Cada produto traz um kit completo para instalação que inclui sifões, grelhas, ralos, filtros, suportes de ajuste, entre outros.

Dado que cada modelo apresenta especificidades diferentes, os materiais e equipamentos podem também variar. No entanto, de forma geral, são necessários os seguintes:

  • Lápis e fita métrica para possíveis marcações;
  • Nível;
  • Contrapiso;
  • Selante de silicone com pistola para aplicação;
  • Chave de fendas;
  • Parafusos;
  • Serrote.

Instalar o Ralo ou Canal de Duche em poucos passos

Podem existir algumas diferenças quanto ao processo de instalação destes sistemas, consoante o modelo do produto ou a categoria (ralo ou canal).

É essencial seguir as recomendações do fabricante que vêm com o kit, pois são adequadas a cada um dos produtos.

Caso se trate de um projeto novo, em primeiro lugar é necessário fazer uma abertura no piso com as dimensões necessárias para aplicação do ralo ou canal.

Se se tratar de uma remodelação, é preciso remover o piso que circunda o local de instalação.

A partir daí, podem ser seguidos os seguintes passos gerais:

 

1. Calcular a altura indicada para instalar o produto, tendo em conta a inclinação necessária;
2. Se for necessário, perfurar o piso para eventual colocação de parafusos de fixação;
3. Colocar o conjunto na abertura;
4. Confirmar a altura e inclinação com a ajuda do nível. Se for necessário, alinhar e nivelar no set de ajuste. Pode ser preciso cortar um pouco o ralo com a ajuda do serrote para conseguir a altura desejada;
5. Ligar o conjunto ao tubo;
6. Verificar as conexões com o esgoto para prevenir vazamentos, garantindo que se ajustam sem esforço. Pode até testar, colocando um pouco de água na abertura;
7. Colocar o contrapiso para regular o chão para posterior acabamento. Mais uma vez, atenção à inclinação;
8. Colocar o pavimento, deixando alguns centímetros de largura entre este e o canal;
9. Preencher esse intervalo com o selante de silicone;
10. Depois de deixar secar, colocar a grelha. Se for um modelo reversível, pode escolher o lado. Para trocar ou remover a grelha, deve sempre usar a chave de plástico que vem com o produto.

Quanto à impermeabilização

Se desejar colocar um produto complementar impermeabilizante, existem algumas opções disponíveis. Aliás, alguns produtos trazem já incluídas telas de impermeabilização.

A sua aplicação deve ser posterior à do contrapiso e anterior à colocação do pavimento.

Consiga uma instalação de qualidade com materiais de qualidade

Ainda que seja fundamental seguir as instruções recomendadas pelo fabricante, pode ser necessário recorrer a um especialista com experiência.

O objetivo? Conseguir usufruir da sua casa de banho em pleno, sem se preocupar com os problemas de uma instalação desadequada.

Na Odem, selecionamos produtos de qualidade para os diversos projetos dos nossos clientes.

Veja a nossa seleção de canais e ralos de duche. Ao comprar na loja online, caso precise de trocar o produto, o processo é simples e rápido.

Post Anterior

Artigos Relacionados

Como escolher Ralos e Canais de Duche?

Como escolher Ralos e Canais de Duche?

Sonha com uma casa de banho estilo Spa, com elementos bonitos e modernos? Para além da sua função de escoamento das águas, há canais e ralos de d...
4 Soluções de Canais de Duche Premium que tem na Loja Online Odem

4 Soluções de Canais de Duche Premium que tem na Loja Online Odem

Os canais de duche são uma tendência na decoração de interiores e no setor da construção e é fácil perceber o porquê da atração. Estas peças perm...
Canais de Duche: a Evolução Funcional e Estética do Ralo de Duche

Canais de Duche: a Evolução Funcional e Estética do Ralo de Duche

Procura uma solução moderna, com design atrativo, mas ao mesmo tempo eficaz para a sua casa de banho? Os canais de duche são a resposta. Fáceis de ...