8 razões para instalar uma Janela de Sótão

Ter uma divisão extra, seja em que casa for, nunca é demais, certo?

Os sótãos são espaços com muito potencial, mesmo que, à primeira vista, pareçam sombrios e apertados, frequentemente usados como locais de arrumos.

Por vezes, bastam algumas mudanças, como instalar janelas. Não imagina os benefícios que podem trazer para a sua vida.

Descubra, neste artigo, algumas das razões para considerar investir em janelas de sótão.

 

1. Maximizam o espaço

Alguns sótãos podem ser realmente acanhados. A existência de pouca luz contribui para que um espaço pareça ainda mais pequeno.

Uma das vantagens das janelas de sótão é oferecer luminosidade. Ao instalar janelas de sótão esta divisão pode, realmente, parecer que tem o dobro do tamanho.

Depois, com tanto espaço e amplitude aparente, poderá torná-lo numa área mais versátil, com inúmeras possibilidades de utilização – um escritório, uma zona de lazer ou até um quarto de brinquedos para as crianças.

 

2. São aliadas da felicidade

Ao instalar janelas no sótão, não terá de sair para o exterior para beneficiar dos efeitos da luz solar – pode fazê-lo no conforto da sua casa.

A exposição solar traz vantagens especialmente para o bem-estar.

Não é por acaso que nos dias de sol as pessoas aparentam estar mais alegres e bem-dispostas.

A vitamina D é um poderoso catalisador de saúde e boa disposição.

Para além de que um espaço com mais luz transmite uma energia positiva.

Pode ainda ter efeitos positivos na produtividade, pelo que, se pretende transformar o seu sótão num local de trabalho, escolheu o elemento certo.

 Carregue na imagem para ver esta Janela de Sótão

 

3. Ajudam a reduzir a conta da eletricidade

Com a luminosidade que as janelas de sótão oferecem, carregar no interruptor para acender a luz elétrica deixa de ser tão necessário.

Além do mais, a luz solar traz consigo o calor, aquecendo as divisões mesmo em dias mais frios. Assim, pode reduzir a utilização dos sistemas de aquecimento.

Por outro lado, em dias quentes, pode sempre abrir as janelas e deixar entrar o ar da rua, não precisando do ar condicionado.

Tudo questões vantajosas para a sua carteira.

 

4. Protegem a saúde e a durabilidade do espaço

Dependendo do modelo, existem janelas que podem ser abertas de várias formas, assegurando a ventilação do espaço e a circulação do ar.

Isto é importante porque os sótãos podem ser espaços com alguma humidade, que formam bolor ou mofo. Além de poderem ser prejudiciais à saúde, especialmente em termos respiratórios, podem danificar ou apodrecer as estruturas, principalmente as de madeira.

 

5. Adaptam-se a qualquer espaço

Há certas modificações que não são para todas as casas, mas instalar janelas de sótão não é uma delas.

Encontra inúmeros modelos diferentes que se adequam a uma grande variedade de espaços: com vários sistemas de abertura – basculante, projetante ou plana - e com vários materiais, mais ou menos resistentes.

Para além desta versatilidade, adaptam-se a vários ângulos de telhados, mais ou menos inclinados.

Carregue na imagem para ver esta Janela de Sótão

 

6. São amigas do conforto

Como já viu, as janelas de sótão permitem aquecer o espaço no inverno e refrescar no verão, regulando assim a temperatura.

Por isso, pode usar a sua nova divisão durante todo o ano com o máximo conforto. Acabaram-se as horas de fazer tremer o queixo ou as de insuportável calor.

Mas não é tudo. Podem oferecer-lhe uma nova vista, ampla e desafogada, para apreciar o céu noturno ou a natureza, já imaginou?

 

7. Transformam esteticamente os espaços

Toda a gente gostava de ter em casa um espaço que gera elogios, dignos de revistas de decoração.

A verdade é que as janelas podem transformar de forma radical o sótão, oferecendo um ambiente mais harmonioso, atraente, moderno e a combinar com a decoração (é só escolher o acabamento e o material mais adequado).

 

8. Valorizam qualquer casa

É sempre bom contar com um espaço agradável do qual podemos usufruir, mas mesmo para quem pensa vender a casa, instalar janelas no sótão pode ser uma mais-valia.

Espaços bem iluminados, amplos, utilizáveis e versáteis (além de bonitos) fazem as maravilhas dos compradores.

 

Aproveite ao máximo os benefícios das Janelas de Sótão

Nesta altura, já conhece as principais razões que fazem das janelas de sótão ótimas escolhas para a sua qualidade de vida e em termos económicos.

De qualquer forma, experimente e confirme na primeira pessoa se um espaço renovado e cheio de luz não é um ótimo presente.

Caso tenha alguma dúvida que gostasse de esclarecer quanto às janelas de sótão, não hesite em pedir ajuda a profissionais especializados da Odem.

Post Anterior Post Seguinte

Artigos Relacionados

10 modelos de Janelas de Sótão que tem de conhecer

10 modelos de Janelas de Sótão que tem de conhecer

Já conhece as (muitas) vantagens das janelas de sótão, mas não sabe qual escolher? Na verdade, existem modelos para todas as necessidades, pelo qu...
Como Instalar uma janela de Sótão?

Como Instalar uma janela de Sótão?

Comprou ou está a pensar adquirir janelas de sótão e pondera fazer a sua instalação. Mas não sabe quais os materiais necessários, o grau de dificul...
Como escolher Janelas de Sótão?

Como escolher Janelas de Sótão?

As Janelas de Sótão instalam-se no teto, mas são a porta de entrada para a luz natural. Dão vida e conforto a uma divisão subaproveitada, escura e ...