Como escolher Chapas de Coberturas?

Quando pensa na cobertura de uma casa, qual é a primeira imagem que lhe vem à cabeça? Telhas tradicionais ou outras soluções?

Se escolheu a primeira opção, é normal. As telhas cerâmicas foram, durante muito tempo, o tipo de cobertura mais comum.

No entanto, o mundo da construção está em constante evolução. Proporciona, atualmente, opções inovadoras, como as chapas de coberturas - que têm vindo a ganhar cada vez mais relevância e apresentam já uma grande variedade.

Descubra aqui as vantagens e o que precisa de saber para fazer a escolha certa - por forma a evitar erros e obter o resultado desejado.

 

Quais as vantagens das Chapas de Coberturas?

A principal função de qualquer cobertura é a conservação do edifício contra agentes externos.

Ainda que as opções mais tradicionais possam parecer mais resistentes, a verdade é que as chapas de coberturas têm igualmente muitas vantagens:

  • São mais leves, logo não comprometem a estrutura;
  • Maior facilidade de instalação;
  • Facilidade em manusear e manipular;
  • Grande durabilidade e resistência;
  • Manutenção de baixo custo;
  • Versatilidade (podem ser incorporadas em vários tipos de projetos).

Para além destes benefícios, as chapas apresentam uma boa capacidade de isolamento, conforto térmico e acústico.

 

Que tipos de Chapas de Coberturas existem?

Em primeiro lugar, deve saber que, independentemente do seu projeto, existe um tipo de chapas de coberturas indicado para o seu caso. As diversas opções no mercado respondem a todo o tipo de exigências.

A primeira característica em que diferem diz respeito aos materiais (aço inoxidável, aço galvanizado, metal ou polimglass) - que têm capacidades de resistência, preços e níveis de isolamento distintos.

Dada a sua versatilidade, podem também apresentar várias características estéticas diferentes, como aspeto e cor. Se é uma das pessoas que gosta do aspeto da telha tradicional, saiba que existem chapas de coberturas que imitam este efeito.

Além do mais, podem variar quanto ao facto de serem mais planas ou inclinadas.

 

O que deve considerar ao escolher?

1. Tipo de Projeto e Dimensão

Antes de optar por um produto, pense no local.

A elevada adaptabilidade permite que estes tipos de cobertura possam ser aplicados em diversos contextos – industrial, comercial, habitacional, entre outros.

Mais: quem disse que só podem ser incorporados em telhados? Na verdade, podem ser utilizados como vedação, painel de proteção e até em revestimentos de fachadas.

Considere também as dimensões do espaço que pretende cobrir. De forma geral, as chapas de coberturas são grandes, portanto, o tamanho não será uma limitação.

 

2. Materiais

Dada a variedade de escolha em relação aos materiais, é importante considerar alguns aspetos característicos de cada um deles.

Um dos mais importantes diz respeito à resistência, pois a estrutura servirá de suporte para cargas resultantes de componentes externos, como a chuva, granizo, vento ou neve.

Assim, para não correr o risco de comprometer a funcionalidade da chapa de cobertura, pode ser boa ideia considerar o tipo de clima da região – mais seco ou com maior precipitação.

Além do mais, pode ser importante recorrer a opções com elevada resistência ao fogo, protegendo a estrutura em caso de incêndio.

Neste sentido, produtos em aço inoxidável, metal ou polimglass são opções com que apresentam uma boa resistência.

 

3. Isolamento

É importante definir qual o tipo de isolamento que pretende, a fim de proporcionar o maior conforto possível no interior do edifício.

Existem opções que proporcionam um bom nível de isolamento térmico, capazes de resistir a oscilações de temperaturas exteriores.

Além disso, considere também o tipo de isolamento acústico que procura. Algumas chapas de coberturas são mais silenciosas que outras, como as de polimglass.

 

4. Proteção raios U.V.

Alguma vez reparou em chapas de coberturas desgastadas e sem cor, que parecem ter um aspeto antigo? Isso acontece porque a coloração original vai desvanecendo com o sol.

Para evitar esse efeito, existem opções que oferecem proteção contra raios U.V., assegurando assim a manutenção constante da estética do edifício.

 

5. Manutenção

Seja qual for o tipo de cobertura, é sempre necessário existir algum tipo de manutenção periódica para verificar o estado do material, sobretudo em ambientes mais agressivos.

De forma geral, as chapas de coberturas exigem pouca manutenção.

 

Encontre a Solução ideal com ajuda especializada

Nesta fase, já tem mais informação que lhe permite aproximar-se da escolha ideal.

Mesmo assim, sabemos que nem sempre é fácil optar entre vários produtos à escolha, especialmente quando a cobertura é um dos aspetos mais importantes em qualquer edifício.

A ODEM tem uma equipa especializada e experiente, preparada para lhe fornecer todos os esclarecimentos que precisa. Mas há mais: oferece uma gama de chapas de coberturas de alta eficiência. Se quer saber mais, fale connosco.

Pode sempre comprar na nossa loja online de materiais de construção e, caso precise de trocar, o processo é simples.

Post Anterior Post Seguinte

Artigos Relacionados

Como instalar Caixilhos de Portas de Correr

Como instalar Caixilhos de Portas de Correr

Quando decide incorporar na sua casa uma porta de correr e até já comprou os caixilhos, a próxima fase é pôr mãos à obra. Mais do que comprar o pr...
Como escolher o Caixilho de Portas de Correr mais adequado

Como escolher o Caixilho de Portas de Correr mais adequado

Já ouviu falar das vantagens de ter uma porta de correr e procura saber mais ou até já decidiu mesmo que quer ter uma. Seja qual for o seu caso, o...
Como instalar Chapas de Coberturas?

Como instalar Chapas de Coberturas?

Quando a decisão de colocar uma chapa de cobertura já está tomada e escolheu o produto, chegou a hora de proceder à sua instalação. Nesta fase, é f...