Como instalar Chapas de Coberturas?

Quando a decisão de colocar uma chapa de cobertura já está tomada e escolheu o produto, chegou a hora de proceder à sua instalação.

Nesta fase, é fundamental conhecer as recomendações e normas para que o processo seja o mais seguro possível - e para que o produto cumpra a sua funcionalidade como o esperado.

Neste artigo explicamos o procedimento passo a passo que lhe permitirá realizar a instalação como um profissional.

 

O que tem de saber antes de pôr mãos-à-obra

Colocar uma chapa de cobertura é um processo relativamente simples.

Aliás, hoje em dia, este tipo de produtos são já configurados para proporcionar um processo de instalação facilitado, o que contribui para a sua popularidade.

Assim, pode ser realizado sem mão de obra especializada, ainda que demore um pouco mais de tempo.

No entanto, é importante que haja algumas noções de construção, que permitam realizar o processo sem grandes imprevistos.

Afinal de contas, uma boa instalação permite maximizar o valor do produto ao longo do tempo, uma vez que, nesse caso, menor é a probabilidade de sofrer danos e de vir a precisar de reparações.

Além disso, as instruções do fabricante que vêm com o produto devem ser seguidas, uma vez que podem variar consoante a chapa de cobertura escolhida.

Por último, antes de dar início ao processo de instalação, deve medir a dimensão do espaço onde a chapa de cobertura será colocada. Se for um telhado e este tiver várias inclinações diferentes, certifique-se que mede o comprimento e a largura de todas as partes.

Se, porventura já realizou todas as medições antes de comprar o produto, pode começar o processo de instalação.

 

Preparação do Material

Cada produto apresenta especificidades, pelo que, o equipamento necessário pode ser variável em alguns pontos.

Ainda assim, existem alguns materiais comuns em todos os trabalhos de instalação destes produtos, são eles:

  • Chapa de cobertura;
  • Fita métrica;
  • Broca;
  • Berbequim;
  • Fixadores;
  • Parafusos;
  • Serra circular;
  • Óculos de proteção;
  • Luvas de proteção;
  • Sapatos apropriados que não danifiquem o material.

    Guia para a instalação de Chapas de Coberturas

    Recomendações Gerais

    O processo de instalação depende do tipo de projeto. Instalar uma chapa de cobertura num telhado ou utilizá-la como vedação, por exemplo, são processos distintos. Ainda assim, de forma geral as recomendações e os passos são semelhantes.

    Em primeiro lugar, dependendo das medidas do espaço a cobrir pelo produto, pode ser necessário cortar o material para o ajustar.

    Nesse caso, faça o corte no chão e longe do restante produto para evitar danificar os acabamentos da chapa.

    Além do mais, dependendo do material escolhido, pode ser preciso pintar as extremidades cortadas ou colocar outro produto específico para evitar a ferrugem.

     

    Procedimento passo-a-passo

    Relativamente aos telhados, se for necessário pode começar por reforçar o isolamento antes de instalar a chapa. Não se esqueça que algumas opções de cobertura têm um melhor nível de isolamento - acústico ou térmico - em comparação com outras.

    Caso seja um projeto de remodelação do telhado, em primeiro lugar remova a cobertura antiga e certifique-se que a estrutura está em boas condições.

     

    A partir daí, siga os seguintes passos:

    1. Comece por realizar os furos na chapa nas distâncias recomendadas nas instruções. Alguns produtos já vêm pré-perfurados;

    2. Alinhe a chapa com as extremidades do telhado, preferencialmente do lado oposto aos ventos predominantes;

    3. Fixe a chapa à estrutura do telhado com os fixadores. Se for ondulada, fixar na zona mais elevada (a chamada crista) e não no vale;

    4. Se for utilizada mais do que uma chapa para cobrir o mesmo lado, sobreponha a ponta da chapa seguinte poucos centímetros em relação à anterior, a fim de evitar espaços livres entre elas, e aparafusar;

    5. Repita o processo em todos os lados do telhado, se existirem;

    6. Utilize um perfil como tampa para unir as diferentes chapas nas várias inclinações.

    Quando a chapa é colocada na vertical, comece por fixar as estruturas horizontais ou verticais que servirão de suporte ao produto e onde será fixado.

    A partir daí, siga as mesmas recomendações, embora, nestes casos, os fixadores possam ser colocados nos vales da chapa e não nas partes mais elevadas.

     

    Garanta um bom resultado com a ajuda da ODEM

    Ainda que instalar chapas de coberturas seja um processo relativamente simples, é importante seguir recomendações especializadas ou até pedir ajuda no processo caso não se sinta confiante.

    A ODEM tem à sua disposição uma equipa experiente.

    Se não quer correr riscos e pretende garantir um bom resultado, estamos à sua disposição. Fale connosco por telefone, email ou preencha o formulário de contacto.

    Lembre-se: a segurança vem em primeiro lugar! Bons projetos.

    Post Anterior Post Seguinte

    Artigos Relacionados

    Como instalar Caixilhos de Portas de Correr

    Como instalar Caixilhos de Portas de Correr

    Quando decide incorporar na sua casa uma porta de correr e até já comprou os caixilhos, a próxima fase é pôr mãos à obra. Mais do que comprar o pr...
    Como escolher o Caixilho de Portas de Correr mais adequado

    Como escolher o Caixilho de Portas de Correr mais adequado

    Já ouviu falar das vantagens de ter uma porta de correr e procura saber mais ou até já decidiu mesmo que quer ter uma. Seja qual for o seu caso, o...
    Como escolher Chapas de Coberturas?

    Como escolher Chapas de Coberturas?

    Quando pensa na cobertura de uma casa, qual é a primeira imagem que lhe vem à cabeça? Telhas tradicionais ou outras soluções? Se escolheu a primei...